A
Mídia é um conjunto de meios de comunicação social pelos quais é possível transmitir
mensagens ou informações. Abrangem esses meios o rádio, cinema, televisão,
imprensa, redes sociais, etc. Esses meios de difusão de informação tem um papel
importante no campo social político e social, pois através desse mecanismo é
possível incutir nas pessoas uma ideia ou até mesmo um ponto de vista já
formado sobre determinado assunto, influenciando assim uma forma de agir e de
pensar da população. Como por exemplo na exploração da fragilidade humana
estimulando a sensação de insegurança e medo com a constante exposição de
crimes e violência nesses meios de comunicação, ou através da apresentação de
produtos, cooperando assim para uma construção de uma sociedade cada vez mais
consumista.
Os
processos de manipulação da mídia ocorre de diversas maneiras entre elas a
apresentação de um produto, as TVs ligadas a maior parte do tempo acabam por
assumir um papel significativo na construção de valoras culturais entre elas a
cultura do consumo, construindo desde muito cedo a experiência de crianças e
adolescentes que vai se consolidando em atitudes centradas no consumo (CAMPOS e SOUZA, 2003).
A
mídia tem um papel importante no comportamento de consumo das pessoas, é capaz
de mudar hábitos de consumo, cria novos públicos, novos ídolos, novos produtos
e de um dia para o outro pode acabar com tudo isso, criando uma situação
totalmente diferente da anterior.
Isso se deve ao fato, da mídia, principalmente a televisão, trabalhar com
modismos, com coisas e situações que façam com que as pessoas se identifiquem
com aquilo e passem a comentar (FARIA e RODRIGUES).
A construção da personalidade de um indivíduo reflete a
um processo de transformações em sua vida social, na fase da adolescência o
contexto social passa a ter uma representatividade ainda maior na formação da
personalidade, o adolescente passa a ser sujeito das influências do dia a dia
de seu grupo social, absorvendo e filtrando os conhecimentos que adquire
cotidianamente, formando valores que farão parte da sua personalidade adulta.
Entre as variadas influências do dia a dia de um adolescente, a presença da
mídia televisiva pode representar um fator importante na formação da sua
personalidade (GARROTE, 2015).
O documentário “A Globalização – vista do lado de cá”
apresenta diversos fatores da sociedade contemporânea que são consequências
deixadas pela globalização na visão do intelectual Milton Santos, entre esses
fatores são analisados a influência da mídia e o seu poder de manipulação. O
monopólio da mídia mundial está concentrado nas mãos de um pequeno grupo na
qual a informação pode ser deturpada de acordo com interesses político e
econômico. Afinal, a informação que chega para a massa popular é totalmente
manipulada que em vez de esclarecer, confunde.
O capitalismo cria divisões entre as classes, restringe o
espaço no qual o acesso se torna seletivo, essa restrição se dá por força
física, racial, moral e econômica. O dinheiro se torna nesse mundo perverso o
centro de todas as ações. Sendo assim, o homem perde importantes valores de
humanidade, por exemplo, a compaixão e a solidariedade. Atualmente, o outro é
visto como um inimigo a ser vencido, um obstáculo. A competitividade tem como
norma a guerra, e o consumo tornaram-se um verdadeiro regime totalitário.
Referências:
SANTOS,
Milton. Por uma outra globalização –
do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.
Acesso em 21 de junho de 2017.
GARROTE, M. S.; SEVERINO, J. R.. Análise da influência da
mídia televisiva no comportamento de consumo de adolescentes do ensino médio de
Blumenau - SC. In: 3º Fórum Anual de Iniciação Científica, 2004, Blumenau.
Resumos do III Fórum Anual de Iniciação Científica. Blumenau: FURB, 2004.
Fonte: <https://psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/juventude-e-consumo-a-influencia-exacerbada-da-midia >. Acesso em 21 de junho de 2017.
Fonte: <https://psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/juventude-e-consumo-a-influencia-exacerbada-da-midia >. Acesso em 21 de junho de 2017.
CAMPOS, CRISTIANE. SOUZA, SOLANGE. Mídia, Cultura do
Consumo e Constituição da Subjetividade na Infância. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932003000100003&script=sci_arttext&tlng=es>. Acesso em 21 de junho
de 2017.
ISABELLA, FARIA. ISABELLA, RODRIGUES. Consumismo. Disponível em: <http://agenteeoflauber.blogspot.com.br/2008/05/mdia-no-cumpre-o-seu-papel-social-ela-s.html>. Acesso em 21 de junho
de 2017.
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